Translate

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Uma reflexão sobre ter 30 anos.

(foto da internet)



Desde muito nova eu ouvi dizer que "trinta é a idade do sucesso". Sempre levei isso muito a sério e achava que quando chegasse a tão sonhada idade, estaria com meus sonhos e objetivos alcançados.
Havia um plano de curso traçado para minha vida. Antes dos trinta eu teria: um emprego excelente, uma casa própria, um carro do ano e seria independente pessoal e financeiramente, casaria com o príncipe encantado numa festa que entraria para história (da minha família, claro!). Falaria pelo menos três idiomas, faria a melhor faculdade. Seria a melhor!



Mas aí... o tempo passou, o sucesso foi ficando para trás. Os sonhos foram esquecidos em alguma página de um antigo diário e os trinta anos bateram com força na porta da frente e junto com ele veio peso das minhas próprias cobranças. Eu havia chegado lá? Estava realizada em tudo? Satisfeita com a minha vida?


Com vinte e um anos eu estava sendo mãe, tranquei a tão almejada faculdade de fisioterapia e me dediquei de corpo e alma nessa nova aventura. Casei, sem pompa nem glamour com uma pessoa tão comum quanto eu, mas que me amava e respeitava e me mostrou que principie encantado só servia para virar sapo! Lutamos muito para criar nossa filha e conciliar o trabalho com uma nova faculdade. Foram três anos vendo minha filha somente algumas poucas horas por dia e juntando nosso pouco e suado dinheirinho para a construção da nossa casa. E seis anos depois lá estava ela.
Finalmente, aos 27 anos eu consegui a casa própria, item dois da lista de desejos okay! Meu emprego não era excelente mais mantinha a casa e as contas em ordem. Eu estava bem. Tinha uma filha linda, um marido que me amava e um teto para viver, por que reclamar?
Mas ainda não tinha conseguido tudo o que eu queria. O meu sucesso não estava alcançado.

As vésperas de fazer trinta anos tive um novo bebê. Um menino lindo, cheio de saúde e que só veio para somar na minha vida. No inicio eu tive medo, primeiro de não saber como mante-lo com tão pouca grana num país que estava entrando num crise financeira, depois de como dividir o amor que eu sentia por sua irmã. Não sabia se daria conta. Mas ele veio e me mostrou que amor de mãe não se divide, se multiplica. E eu fiquei mais feliz. E compramos um carro, item três da lista de desejos, okay! Mas ainda não era o suficiente.

Sempre que olhava minha vida sentia um vazio enorme e acreditava que nunca iria alcançar o sucesso, mas um amigo me disse que a definição de sucesso é diferente para cada pessoa. Não consegui o emprego dos sonhos, mas fui muito boa em tudo o que me propus fazer. Adquiri minha casa própria, comprei meu carro a vista, tive filhos maravilhosos que são tudo o que eu poderia pedir a Deus.

Hoje, comemorando meus trinta anos, vejo que carrego uma bagagem com experiências que nem sonhava em ter. Amores, desamores, inimizades, amigos raros, histórias de uma vida. Ainda tenho estrada pela frente, alguns anos me virão. Encherei outro diário com sonhos e expectativas e sei que vou me frustrar com eles, mas essa é a graça da vida, ser surpreendente. Nem sempre seguimos nossos sonhos e somos surpreendidos por coisas que jamais pensaríamos que fosse acontecer.

No final das contas eu alcancei sim meu sucesso, sou uma esposa dedicada, uma mãe realizada, uma dona de casa enrolada (cuidar da casa nunca foi meu forte) e uma escritora empolgada. Talvez um dia o sucesso financeiro chegue, eu serei reconhecida nas ruas, darei autógrafos e terei fãs, mas enquanto isso não chega eu vou escrevendo por ai e pensando nos próximos dias...

Então, um brinde a mim, a você e aos próximos 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Critique ou elogie aqui